Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville nº 1472
Disponibilização: 23/06/2020
Publicação: 23/06/2020

Timbre

DECRETO Nº 38.520 de 23 de junho de 2020.

 

DETERMINA O ISOLAMENTO DOMICILIAR DE PESSOAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 60 (SESSENTA) ANOS E ESTABELECE MEDIDAS ADICIONAIS PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19.

 

O Prefeito de Joinville, no uso das atribuições que lhe conferem os incisos II e XII do artigo 68, da Lei Orgânica do Município, e

 

CONSIDERANDO o disposto na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019;

 

CONSIDERANDO que, nos termos da orientação técnica “Considerações sobre Medidas de Distanciamento Social e Medidas Relacionadas com as Viagens no Contexto da Resposta à Pandemia De COVID-19”, da Organização Mundial da Saúde, em situações de conglomerados de casos ou de transmissão comunitária, “o confinamento domiciliar pode ser aplicado a segmentos selecionados da população (por exemplo, idosos) ou à população em sua totalidade”;

 

CONSIDERANDO que, no Município de Joinville, aproximadamente 84% dos óbitos decorrentes de COVID-19 são de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;

 

CONSIDERANDO que a vulnerabilidade da população idosa à infecção pelo vírus SARS-CoV-2 exige a adoção de medidas de proteção específicas para tal público;

 

CONSIDERANDO as evidências científicas de que o contato físico entre pessoas amplia consideravelmente o risco de contágio pelo vírus SARS-CoV-2;

 

CONSIDERANDO a necessidade de fiscalização constante e intersetorial das medidas de enfrentamento da pandemia que está em curso;

 

CONSIDERANDO que, em 22 de junho de 2020, a proporção de ocupação dos leitos de UTI voltados exclusivamente ao atendimento de pacientes acometidos de COVID-19 atingiu 64% em Joinville;

 

CONSIDERANDO as análises realizadas pelo Município de Joinville em relação à evolução da pandemia, combinadas com a disponibilidade de leitos e da estrutura de saúde existentes, neste momento, e sua evolução programada para enfrentamento da COVID-19;

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica determinado o isolamento domiciliar a toda pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, nos termos previstos neste Decreto, para restringir a circulação no Município de Joinville e evitar a disseminação do vírus SARS-CoV-2 entre a população idosa.

 

Art. 2º Fica permitido o deslocamento de pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos somente para o desempenho de atividades estritamente necessárias, tais como:

I- Desempenho de atividades laborativas;

II- Comparecimento a atendimentos de saúde; e

III- Aquisição de produtos alimentícios e de saúde.

Parágrafo único. A pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos deverá se deslocar, nas hipóteses previstas neste Decreto, munida de documento de identificação, para possibilitar a averiguação da sua idade pelo agente de fiscalização, sob pena de ser acompanhado até a sua residência para a devida identificação.

 

Art. 3º Incorrerão em descumprimento da medida de isolamento domiciliar as pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que interromperem o isolamento domiciliar, excetuadas as hipóteses excepcionais previstas no art. 2º.

 

Art. 4º É obrigatória a utilização de máscaras de proteção por todas as pessoas, em todos os espaços públicos e os de uso comum.

 

Art. 5º Ficam suspensas, por tempo indeterminado:

I- Quaisquer práticas esportivas que envolvam contato físico entre os participantes; e

II- A concentração e a permanência de pessoas em parques, praças e demais espaços públicos de uso coletivo.

Parágrafo único. Fica excetuado da suspensão prevista no inciso I deste artigo o esporte profissional, o qual deverá observar as diretrizes de segurança sanitária estabelecidas pelo Estado de Santa Catarina.

 

Art. 6º Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres deverão funcionar com atendimento limitado a 50% de sua capacidade total, excetuados os serviços de tele entrega ou retirada no estabelecimento.

 

Art. 7º A observância das Diretrizes Sanitárias do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) do Estado de Santa Catarina é obrigatória a todas as atividades em funcionamento, excetuadas aquelas que contarem com regulamentação específica por parte do Município.

 

Art. 8º O descumprimento do disposto neste Decreto sujeitará os infratores às sanções previstas na Lei Complementar Municipal nº 07/1993, sem prejuízo da aplicação das medidas cautelares previstas no Decreto nº 37.943, de 16 de abril de 2020, e outras sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis.

 

Art. 9º O art. 1º do Decreto nº 37.943, de 16 de abril de 2020, passa a vigorar com a seguinte redação:

“Art. 1º  Na forma do art. 52, §§ 2º e 3º, da Lei Complementar nº 07/1993, ficam os fiscais em exercício na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e os fiscais de transportes da Secretaria de Infraestrutura Urbana investidos, de forma excepcional e temporária, como autoridades de saúde em todo o território municipal, cabendo-lhes a fiscalização de todos os serviços e atividades cujo funcionamento esteja autorizado sob regramento especial enquanto perdurar a pandemia da doença infecciosa viral respiratória COVID-19, provocada pelo agente Novo Coronavírus (SARS-CoV-2).

§1º A investidura dos fiscais em exercício na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e dos fiscais de transportes da Secretaria de Infraestrutura Urbana será condicionada à designação, em ato conjunto, pelo respectivo secretário municipal e pelo Secretário da Saúde.

§2º Os agentes públicos encarregados da fiscalização das medidas de controle da disseminação da doença COVID-19 solicitarão, sempre que necessário, o apoio da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina para garantir o cumprimento da legislação sanitária vigente.” (NR)

 

Art. 10. Fica revogado o Decreto nº 37.874, de 06 de abril de 2020.

 

Art. 11. Este Decreto entra em vigor no dia 25 de junho de 2020.

 

Udo Döhler

Prefeito


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Udo Dohler, Prefeito, em 23/06/2020, às 17:39, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 6543019 e o código CRC 4C96726E.




Avenida Hermann August Lepper, 10 - Bairro Saguaçu - CEP 89221-005 - Joinville - SC - www.joinville.sc.gov.br


20.0.089871-2
6543019v5