Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville nº 2180
Disponibilização: 24/03/2023
Publicação: 24/03/2023

Timbre

 

Instrução Normativa SEI

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA SEI Nº 001/2023, DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DA SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA URBANA

 

Regulamenta os procedimentos e as disposições relativas às autorizações para execução de obras subterrâneas em vias e logradouros públicos

 

O Secretário de Meio Ambiente, Fábio João Jovita, e o Secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Luiz Correia de Sá, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Ordinária nº 9219, de 12 de julho de 2022:

 

RESOLVEM:

 

CAPÍTULO I

DO OBJETIVO E DAS COMPETÊNCIAS

 

Art. 1º Para os fins desta Instrução Normativa compreendem obras e serviços aquelas decorrentes da ocupação em vias e demais logradouros públicos, que importem em levantamento de pavimentação, alteração de meio-fio, abertura e escavação, com a finalidade de implantação, instalação e manutenção de equipamentos de infraestrutura urbana, destinados à prestação de serviços públicos ou privados de Saneamento Básico, Telefonia, Eletricidade, Gás, entre outros.

Parágrafo único. As obras e serviços a que se refere o caput deste artigo deverão ser vistoriados, sistematicamente, pelo órgão competente da Prefeitura, visando verificar as condições do logradouro da via durante a realização da obra e, após a sua conclusão, as condições em que a mencionada via foi entregue.

 

Art. 2º Caberá aos órgãos municipais:

I - Secretaria de Infraestrutura Urbana (SEINFRA): efetuar a análise e a emissão da autorização e/ou documento equivalente para execução de obras subterrâneas para a finalidade de implantação, instalação e manutenção de equipamentos de infraestrutura urbana; realizar a fiscalização para constatar se a finalidade está sendo cumprida, assim como, competência para a suspensão/cancelamento da autorização em caso de descumprimento; caberá ainda a emissão de documento de vistoria e/ou nada opor, após a sua conclusão, as condições em que a mencionada obra foi entregue; manter arquivo dos processos que tramitaram fisicamente;

II - Secretaria de Meio Ambiente (SAMA): receber e verificar a admissibilidade do processo, através de triagem dos documentos necessários; emitir guia bancária referente ao preço público referente à análise do processo, à execução de obras em vias públicas e à vistoria. 

 

CAPÍTULO II

DOS PROCEDIMENTOS DO PEDIDO DA AUTORIZAÇÃO

Seção I

Da solicitação

 

Art. 3º O pedido de Autorização para Execução de Obras em Vias Públicas poderá ser realizado por empresas concessionárias de serviços públicos, de utilidade pública e as equiparadas.

§ 1º O interessado deverá dirigir a Secretaria de Meio Ambiente, instruído com as seguintes informações, especificações técnicas e documentos:

I - Dados da Empresa Permissionária e respectivo responsável pela obra (Nome da permissionária, do engenheiro responsável, CREA ou CAU, número de telefone e e-mail); 

II - Dados da Empresa Executante e respectivo responsável pela obra  (Nome da executante, do engenheiro responsável, CREA ou CAU, número de telefone e e-mail); 

III - Responsabilidade Técnica de implantação e/ou execução da obra e/ou serviços;

IV - Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral - CNPJ da Permissionária e Executante;

V - Memorial descritivo dos serviços e obras indicando a finalidade da obra, a forma de ocupação da via, especificando o método construtivo, os equipamentos a serem utilizados na execução dos trabalhos e as etapas de execução dos serviços;

VI - Planejamento Executivo da Obra;

VII - Cronograma físico da obra;

VIII - Jogo de plantas da obra;

IX - Contrato entre a Permissionária e Executante, caso a abertura do processo se der pela empresa executante;

X -  Ordem de serviço, caso a abertura do processo se der pela empresa executante;

XI - Comprovante de quitação do preço público.

§2º Poderão ser solicitados outros documentos que se fizerem necessários, a fim de dar subsídios a esclarecimentos durante o processo.

 

Seção II

Da análise e da autorização e/ou documento equivalente para execução de obras subterrâneas

 

Art. 4º A autorização e/ou documento equivalente para execução de obras subterrâneas será concedida através da Secretaria de Infraestrutura Urbana.

§ 1º O prazo para análise será de 60 (sessenta) dias, a contar da data de protocolo, para deferir ou indeferir pedido de autorização.

§ 2º Nos casos em que sejam necessários ajustes por parte do interessado, o prazo descrito no § 1º, do presente artigo, será interrompido, sendo retomado após a devolução da solicitação.

§ 3º Nos casos em que sejam solicitadas adequações do projeto ao proponente, o mesmo deverá devolver o projeto modificado em um prazo máximo de 45 (quarenta e cinco) dias úteis.

§ 4º No caso de não cumprimento do prazo estabelecido no § 3º, a solicitação é imediatamente cancelada e arquivada, cabendo ao interessado realizar novo requerimento de autorização, se for de seu interesse.

§ 5º Durante a fase de análise técnica do processo de pedido de autorização, poderão ser solicitados novos documentos que se fizerem necessários pelo Poder Público, sendo que toda a comunicação será realizada entre a SEINFRA e o requerente.

 

Art. 5º  A autorização e/ou documento equivalente será concedida pelo período máximo de 180 (cento e oitenta) dias.

 

Art. 6º A suspensão ou o cancelamento poderão ser realizados pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, em razão da inobservância das condições previstas na autorização ou presentes quaisquer outras razões de interesse público.

Parágrafo único. A suspensão ou o cancelamento não dispensa a obrigação do interessado de remover e restaurar o logradouro público ao seu estado original.

 

Art. 7º A autorização e/ou documento equivalente poderá ser suspensa, a qualquer momento, por interesse da municipalidade, caso não seja atendidos os requisitos referente a prazos, segurança ou execução da obra.

 

 

CAPÍTULO III

DOS PROCEDIMENTOS DO PEDIDO DE VISTORIA

 

Art. 8º O pedido de vistoria ou nada opor de Obras em Vias Públicas dar-se-á mediante a apresentação, pelo interessado, de requerimento protocolizado na Secretaria de Meio Ambiente acompanhado da autorização para execução de obras subterrâneas e do comprovante de quitação do preço público.

 

Art. 9º Será expedido pela SEINFRA o documento referente a vistoria da obra após a conferência e vistoria in loco para certificar a recomposição do pavimento de vias e passeios, e demais logradouros públicos, além das ações necessárias ao restabelecimento da condição original dos logradouros públicos.

 

 

CAPÍTULO IV

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 10. O interessado a realizar a obra nas vias públicas e logradouros, ficará responsável pelos danos causados em decorrência do não cumprimento das normas de segurança, estabelecidas nas leis vigentes.

 

Art. 11. Sempre que houver necessidade de interromper o trânsito, o interessado deverá colocar a sinalização adequada, conforme determinações próprias do órgão municipal competente e normas do Conselho Nacional de Trânsito.

 

Art. 12. Nas obras de infraestrutura que exijam a quebra da calçada, as faixas de circulação devem ser refeitas em toda sua largura, não sendo admitidas emendas longitudinais de acabamento.

 

Art. 13. A obra e serviço deverá ser entregue devidamente limpa, repavimentada e com entulhos removidos.

 

Art. 14. Qualquer alteração do projeto deverá ser previamente submetida a apreciação dos órgãos competentes para posterior revalidação do presente termo de autorização.

 

Art. 15. Caso for necessário a Secretaria de Infraestrutura Urbana solicitará ao DETRANS e SEPUR uma prévia manifestação, em parecer e/ou anuência a respeito da possibilidade e regularidade das obras e serviços realizadas em vias e demais logradouros públicos quanto a mobilidade, intervenção de trânsito, ou que de alguma forma, alterem o fluxo normal de pessoas ou veículos, de acordo com o projeto apresentado.

 

Art. 16. Em caso de descumprimento do documento expedido e das disposições desta normativa, o infrator estará sujeito às penalidades e ao procedimento administrativo previstos no Código de Posturas.

Parágrafo único. O responsável fica sujeito à fiscalização e autuação dos órgãos competentes, bem como sujeito à aplicação das penalidades estabelecidas pelas demais legislações pertinentes.

 

Art. 17. O início da obra e serviço deverá ser comunicado em protocolo na Unidade de Drenagem da Secretaria de Infraestrutura Urbana com antecedência de 05 (cinco) dias úteis antes do início da obra e serviço.

 

Art. 18. Ao final da obra e serviço o responsável deverá protocolar na Unidade de Drenagem da Secretaria de Infraestrutura Urbana no máximo de 05 (cinco) dias úteis, em via digital, o levantamento topográfico Datum SIRGAS 2000 com as informações do as built do projeto com legenda sobre possíveis interferências, caso ocorram, no formato .dwg ou  .shp (shape file).

 

Art. 19. A autorização não exime o responsável de apresentar as demais autorizações e autorização exigidas pela legislação em vigor, e também não autoriza a operação da obra sem a licença ambiental quando devida, sujeitando a empresa autorizada ser autuada e embargada pelos órgãos competentes na esfera federal, estadual e municipal.

 

 Art. 20. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

 

Fábio João Jovita

Secretário de Meio Ambiente

 

Jorge Luiz Correia de Sá

Secretário de Infraestrutura Urbana


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Fabio Joao Jovita, Secretário (a), em 23/03/2023, às 15:24, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jorge Luiz Correia de Sa, Secretário (a), em 24/03/2023, às 15:48, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 0016131436 e o código CRC CE2F38A8.




Rua Dr. João Colin, 2.719 - Bairro Santo Antônio - CEP 89218-035 - Joinville - SC - www.joinville.sc.gov.br


22.0.276750-3
0016131436v4