Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville nº 2311
Disponibilização: 02/10/2023
Publicação: 02/10/2023

Timbre

 

Instrução Normativa SEI

 

 

INSTRUÇÃO NORMATIVA SEI Nº 188/2023, DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO 

 

 

Dispõe sobre as diretrizes gerais para a tramitação eletrônica dos processos Gestão Documental - Transferência de Documentos, Gestão Documental - Recolhimento de Documentos, Gestão Documental - Eliminação de Documentos e Gestão Documental - Atualização de Instrumentos, no âmbito da Administração Pública Municipal, exceto Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville - IPREVILLE e Companhia Águas de Joinville - CAJ.

 

O Secretário de Administração e Planejamento, no uso de suas atribuições:

 

RESOLVE: 

 

CAPÍTULO I

DO OBJETIVO

 

Art. 1º Estabelecer que os processos de Gestão Documental serão autuados e tramitados exclusivamente no Sistema Eletrônico de Informações – SEI.

 

CAPÍTULO II

DAS COMPETÊNCIAS

 

Art. 2º Os processos Gestão Documental - Transferência de Documentos, Gestão Documental - Recolhimento de Documentos, Gestão Documental - Eliminação de Documentos e Gestão Documental - Atualização de Instrumentos, tem como unidade gestora a Unidade de Apoio Operacional da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP.UAO).

 

Art. 3º À SAP.UAO caberá as seguintes competências, relativas à tramitação eletrônica dos referidos processos:

 

I – propor as diretrizes para os processos operacionalizados;

 

II – analisar e propor melhorias para a tramitação eletrônica dos processos;

 

III – definir o nível de acesso dos processos e dos documentos;

 

IV – definir o fluxo dos processos; e

 

V – solicitar ao órgão gestor do SEI a inclusão e/ou alterações necessárias na parametrização do sistema relativas aos processos.

 

CAPÍTULO III

DOS PROCESSOS

 

Art. 4º Os processos Gestão Documental - Transferência de Documentos, Gestão Documental - Recolhimento de Documentos, Gestão Documental - Eliminação de Documentos e Gestão Documental - Atualização de Instrumentos, quanto ao nível de acesso, serão autuados como públicos.

 

Art. 5º O processo Gestão Documental deverá ser subdividido entre Gestão Documental - Transferência de Documentos; Gestão Documental - Recolhimento de Documentos; Gestão Documental - Eliminação de Documentos e Gestão Documental - Atualização de Instrumentos.

 

Art. 6º O fluxo operacional dos processos e os documentos a eles relativos deverão seguir as orientações na forma dos Anexos.

 

Art. 7º O processo deverá ser tramitado internamente, utilizando os modelos disponíveis em "tipos de documentos" no Sistema Eletrônico de Informações - SEI.
 

CAPÍTULO IV

DA GESTÃO DOCUMENTAL

 

Art. 8º A gestão documental corresponde aos procedimentos de classificação, organização, avaliação e destinação de documentos arquivísticos.

 

Art. 9º O arquivista é o profissional que tem a função de emitir juízos e conclusões relacionadas aos processos de gestão documental, subsidiando a Administração Pública do Município de Joinville na fundamentação de decisões sobre o ciclo de vida e a destinação final dos documentos.

 

Art. 10.  Após a realização da análise, a SAP.UAO emitirá um Despacho, podendo concluir:

 

I - pela aprovação da demanda, com ou sem restrições, com prazo estabelecido para a realização do procedimento; ou

 

II - pela reprovação da demanda, indicando os motivos e como proceder.

 

CAPÍTULO V

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 11. A unidade gestora dos processos poderá requerer documentos complementares para a continuidade do trâmite da devida instrução processual.

 

Art. 12. Além do disposto nesta Normativa, deverão ser observadas a Lei Federal nº 8.159, de 08 de janeiro de 1991, o Decreto Municipal nº 48.214, de 2022, e demais legislações correlatas.

 

 

Ricardo Mafra

Secretário de Administração e Planejamento

 

 

Anexo I

Prefeitura de Joinville

Base de Conhecimento para os Processos

 

PROCEDIMENTO PARA OS PROCESSOS GESTÃO DOCUMENTAL - TRANSFERÊNCIA DE DOCUMENTOS, GESTÃO DOCUMENTAL - RECOLHIMENTO DE DOCUMENTOS, GESTÃO DOCUMENTAL - ELIMINAÇÃO DE DOCUMENTOS E GESTÃO DOCUMENTAL - ATUALIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS.

 

Qual é o tipo de processo?

Esta base de conhecimento está relacionada com os processos Gestão Documental - Transferência de Documentos, Gestão Documental - Recolhimento de Documentos, Gestão Documental - Eliminação de Documentos e Gestão Documental - Atualização de Instrumentos.

Qual é a unidade gestora do processo?

A unidade gestora dos processos é a Unidade de Apoio Operacional da Secretaria de Administração e Planejamento (SAP.UAO).

Quais são os requisitos necessários a esse tipo de processo?

O processo Gestão Documental – Transferência de Documentos para ser autuado requer a necessidade de movimentação de documentos para o arquivo intermediário.

Todos os documentos devem cumprir o prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

Previamente à Transferência de Documentos, devem ser atendidos todos os critérios de identificação, classificação e  higienização dos documentos constantes no Manual de Boas Práticas em Gestão Documental e na Instrução Normativa       .

As caixas devem estar classificadas e identificadas conforme orientações do Manual de Boas Práticas em Gestão Documental.

 

O processo Gestão Documental – Recolhimento de Documentos para ser autuado requer a necessidade de movimentação de documentos para o arquivo permanente (Arquivo Histórico de Joinville).

Todos os documentos devem cumprir o prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

Previamente ao recolhimento de documentos, devem ser atendidos todos os critérios de identificação, classificação e  higienização dos documentos constantes no Manual de Boas Práticas em Gestão Documental.

As caixas devem estar classificadas e identificadas conforme orientações do Manual de Boas Práticas em Gestão Documental.

 

O processo Gestão Documental – Eliminação de Documentos para ser autuado requer a necessidade de eliminação de documentos do arquivo corrente ou intermediário.

Todos os documentos devem cumprir o prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

Previamente a eliminação de documentos, devem ser atendidos todos os critérios de identificação, classificação e  higienização dos documentos constantes no Manual de Boas Práticas em Gestão Documental.

As caixas devem estar classificadas e identificadas conforme orientações do Manual de Boas Práticas em Gestão Documental.

 

O processo Gestão Documental – Atualização de Instrumentos para ser autuado requer a necessidade de atualização do Plano de Classificação de Documentos e da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos.

Toda a alteração deve ser precedida de reunião da CSAD da secretaria solicitante.

Previamente à atualização, devem ser definidos em reunião da Comissão Setorial de Avaliação de Documentos - CSAD, os prazos de guarda e destinação das séries documentais a serem alteradas ou inseridas, conforme Decreto nº 48.214/2022 e Regimento Interno SEI 0013370646 ou os que vierem a substituí-los.

Quais são as tarefas necessárias à execução do processo?

Para a realização do processo Gestão Documental - Transferência de Documentos devem ser realizados os procedimentos indicados no fluxo processual de acordo com o Anexo IV - Fluxo Transferência de Documentos. 

Para a realização do processo Gestão Documental - Recolhimento de Documentos devem ser realizados os procedimentos indicados no fluxo processual de acordo com o Anexo V - Fluxo Recolhimento de Documentos. 

Para a realização do processo Gestão Documental - Eliminação de Documentos devem ser realizados os procedimentos indicados no fluxo processual de acordo com o Anexo VI - Fluxo Eliminação de Documentos. 

Para a realização do processo Gestão Documental - Atualização de Instrumentos devem ser realizados os procedimentos indicados no fluxo processual de acordo com o Anexo VII - Fluxo Atualização de Instrumentos. 

Quais são os documentos necessários a esse tipo de processo?

Os processos em questão serão compostos pelos documentos indicados no Mapa de Documentos, conforme sua variante e, eventualmente, por outros documentos complementares que se fizerem necessários e a unidade gestora julgar conveniente utilizar e/ou solicitar.

Quais são as legislações vinculadas a este processo?

Decreto nº 21.863, de 13 de março de 2014, que institui o Sistema Eletrônico de Informações - SEI como sistema oficial e único de processo eletrônico administrativo e gestão do conhecimento no âmbito do Município de Joinville, e dá outras providências.

Lei nº 8.159 de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

Decreto nº 48.214 de 22 de maio de 2022, que estabelece  a  política  de  recolhimento  e  eliminação  de documentos  arquivísticos  públicos  da  Prefeitura Municipal de Joinville.

Decreto nº 55.128, de 24 de maio de 2023, que aprova a Instrução Normativa SEI nº 001/2023 da Secretaria de Administração e Planejamento que dispõe sobre a política de Gestão Documental, de acordo com o Decreto nº 48.214 de 26 de maio de 2022, e Portaria nº140, de 23 de maio de 2023, no Município de Joinville.

Portaria nº 140 de 23 de maio de 2023, que dispõe sobre o Plano de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos - Atividades Meio e Fim, do Poder Executivo Municipal.

 

Anexo II

 Mapa de Contexto 

 

Gestão Documental – Transferência de Documentos

 

 

Quem?

O que faz?

Enviar para * ?

Unidade Solicitante

Autua processo de Gestão Documental - Transferência de Documentos, insere memorando descrevendo a demanda, e insere documento Listagem de Transferência de Documentos e assina 

SAP.UAO.AGD

SAP.UAO.AGD

Recebe o processo, analisa solicitação e encaminha resposta

Unidade Solicitante

Unidade Solicitante

Recebe o processo, providencia a realização da transferência, inclui documento Termo de Transferência de Documentos, recolhe assinatura dos responsáveis e conclui o processo

OU

Providencia as correções, insere documento corrigido e reenvia processo

*

 

 

SAP.UAO.AGD

 

 

Gestão Documental – Recolhimento de Documentos

 

Quem?

O que faz?

Enviar para * ?

Unidade Solicitante

Autua processo de Gestão Documental - Recolhimento de Documentos, insere memorando descrevendo a demanda, e insere documento Listagem de Recolhimento de Documentos e assina 

SAP.UAO.AGD

SAP.UAO.AGD

Recebe o processo, analisa solicitação e encaminha resposta

Unidade Solicitante

Unidade Solicitante

Recebe o processo e inclui memorando de agendamento de conferência física junto ao Arquivo Histórico de Joinville

SECULT.UPM.AHI

SECULT.UPM.AHI

Analisa solicitação, agenda data e posteriormente efetua conferência in loco e encaminha resposta

Unidade Solicitante

Unidade Solicitante

Dá ciência e inclui memorando de agendamento de recolhimento junto ao Arquivo Histórico de Joinville, realiza o recolhimento dos documentos, e insere documento Termo de Recolhimento de Documentos, recolhe assinatura dos responsáveis e conclui o processo

OU

Providencia as correções, insere documento corrigido e reenvia processo

*

 

 

 

SAP.UAO.AGD

 

 

Gestão Documental – Eliminação de Documentos

 

Quem?

O que faz?

Enviar para * ?

Unidade Solicitante

Autua processo de Gestão Documental - Eliminação de Documentos, insere memorando descrevendo a demanda, e insere documento Listagem de Eliminação de Documentos e assina 

SAP.UAO.AGD

SAP.UAO.AGD

Recebe o processo, analisa solicitação e encaminha resposta

Unidade Solicitante

Unidade Solicitante

Recebe o processo, providencia a publicação do Edital de Ciência de Eliminação de Documentos, inclui documento Edital de Ciência de Eliminação de Documentos no processo e aguarda prazo de manifestação. 

Se houver manifestação, inserir a petição do interessado e resposta da CSAD (definida em reunião e registrada em ata)

Realiza a eliminação dos Documentos, inclui documento Termo de Eliminação de Documentos, recolhe assinatura dos responsáveis e conclui o processo

OU

Providencia as correções, insere documento corrigido e reenvia processo

*

 

 

 

 

 

SAP.UAO.AGD

 

 

Gestão Documental – Atualização de Instrumentos

 

Quem?

O que faz?

Enviar para * ?

Unidade Solicitante

Autua processo de Gestão Documental - Atualização de Instrumentos, insere memorando descrevendo a demanda e a Ata da reunião da CSAD, que deverá conter todos os itens que serão alterados na TTDD e PCD.

SAP.UAO.AGD

SAP.UAO.AGD

Recebe o processo, analisa solicitação e encaminha resposta

Unidade Solicitante

Unidade Solicitante

Providencia a publicação dos instrumentos atualizados

SAP.UAO.AGD

SAP.UAO.AGD

Insere documento com o link para os instrumentos atualizados

Unidade Solicitante

Unidade Solicitante

Dá ciência e conclui processo

ou 

Providencia as correções, insere documento corrigido e reenvia processo

*

 

SAP.UAO.AGD

 

 

Anexo III 

 Mapa de Documentos

 

 

Tipo de Documento

Conteúdo

Memorando

É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente.

Despacho

É o documento que encaminha orientações para as demais áreas envolvidas.

Informação

É o documento que expressa uma informação relativa ao processo, ou aos procedimentos tomados.

Ofício

É a modalidade de comunicação entre entidades de diferentes âmbitos.

Listagem de Transferência de Documentos

É o documento que solicita a transferência de documentos localizados no arquivo corrente para o arquivo intermediário.

Termo de Transferência de Documentos

É o documento que oficializa a transferência de documentos localizados no arquivo corrente para o arquivo intermediário.

Listagem de Recolhimento de Documentos

É o documento que solicita o recolhimento de documentos localizados no arquivo intermediário para o arquivo permanente.

Termo de Recolhimento de Documentos

É o documento que oficializa o recolhimento de documentos localizados no arquivo intermediário para o arquivo permanente.

Listagem de Eliminação de Documentos

É o documento que solicita a eliminação de documentos localizados no arquivo corrente ou intermediário.

Edital de Ciência de Eliminação de Documentos

É o documento que dá publicidade da eliminação de documentos.

Termo de Eliminação de Documentos

É o documento que oficializa a eliminação de documentos.

Excerto do Plano de Classificação de Documentos

É o documento que apresenta a atualização da classificação, já com os códigos.

Excerto da Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos

É o documento que apresenta a atualização  já com os prazos de guarda e destinação definidos.

Ata de Reunião 

É o documento que oficializa a atualização dos instrumentos.


Esta publicação possui como anexos os documentos SEI n.º  001716798500171679880017167989 e 0017167986.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ricardo Mafra, Secretário (a), em 02/10/2023, às 15:43, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


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A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 0018578793 e o código CRC 2A343E57.




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