Edital SEI Nº 25816980/2025 - SECULT.UPM
Joinville, 16 de junho de 2025.
EDITAL DE EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS 2025/2026
ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE (AHJ) - SECULT
A Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), CNPJ: 83.169.623/0001-10, por meio do ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE (AHJ), torna público o Edital de Exposições Temporárias 2025 e 2026 a serem realizadas no AHJ, no Espaço Elly Herkenhoff. As inscrições para a seleção das exposições temporárias serão de 16 de junho de 2025 a 14 de julho de 2025.
1. DO OBJETO
1.1 O presente Edital é uma forma do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) democratizar o uso do seu espaço expositivo, dando oportunidade para pesquisadoras/es, artistas, curadoras/es, colecionadoras/es, coletivos e instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que tenham uma interface com o AHJ, apresentarem seus trabalhos, e assim também publicizar o acervo da instituição.
2. DA PARTICIPAÇÃO
2.1. Poderão participar do processo de seleção pesquisadoras/es, artistas, curadoras/es, colecionadoras/es, coletivos e instituições públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras.
3. DA INSCRIÇÃO
3.1. As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas pelo e-mail arquivohistorico@joinville.sc.gov.br.
3.2. Todas as inscrições deverão ser realizadas até às 23h59 do dia 20 de julho de 2025, com a identificação no título do e-mail (assunto): EDITAL Exposição 2025 /2026 AHJ.
3.3. Serão aceitos trabalhos relacionados a história, a arquivo, patrimônio cultural e as diferentes linguagens das artes visuais que
possuam interface com o acervo do Arquivo Histórico de Joinville e /ou história de Joinville e região.
3.4. As inscrições serão feitas mediante o envio pelo proponente do material de inscrição redigido em língua portuguesa contendo anexos, em PDF.
3.5. Documentos obrigatórios para as inscrições:
a) FICHA DE INSCRIÇÃO preenchida e assinada (ver ANEXO 1):
b) DOCUMENTAÇÃO DO(S) PROPONENTE(S): 1) breve currículo do proponente. No caso de inscrições de grupo solicita-se o currículo de todos os participantes da proposta e, em caso de instituições, currículo da instituição e de todos os participantes da proposta.
c) PROJETO DETALHADO DA EXPOSIÇÃO incluindo: 1) título; 2) concepção da exposição; 3) descrição clara e objetiva dos trabalhos; 4) tempo de duração da exposição; 5) plano de montagem com as especificações detalhadas dos suportes das obras, acabamentos e demais questões técnicas necessárias para a execução da proposta; 6) ficha técnica.
3.6. As propostas devem levar em conta: que o prédio do Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) é tombado, as especificidades do espaço expositivo e de conservação de documentos, obras de artes e objetos da instituição.
3.7. Serão anuladas as inscrições que não atenderem aos termos do presente edital.
3.8. O ato da inscrição implica na automática e plena concordância com as normas deste Edital.
4. DA SELEÇÃO
4.1. A seleção das propostas é de responsabilidade da Comissão de Avaliação de Projetos Externos (CAPE) do Arquivo Histórico de Joinville.
4.2. A seleção das propostas ocorrerá em duas etapas:
4.2.1 1ª etapa - Habilitação: etapa eliminatória, que consistirá na conferência do material de inscrição enviado. A ausência de qualquer documento indicado no
item 2.6 implicará na desclassificação do proponente;
4.2.2 2ª etapa - Análise das propostas: as propostas serão avaliadas segundo os seguintes critérios, listados em ordem de análise:
a) conformidade da proposta com o edital
b) pertinência e coerência
c) qualificação dos proponentes
d) viabilidade prática da proposta da exposição e/ou intervenção e/ou performance
4.3 A decisão da Comissão de Avaliação de Projetos Externos do Arquivo Histórico de Joinville é soberana, não cabendo qualquer recurso.
4.4 As exposições das propostas selecionadas deverão ocorrer até dezembro de 2026, conforme cronograma que será aprovado pela Comissão de Avaliação de Projetos Externos do Arquivo Histórico de Joinville
5. DO RESULTADO DA SELEÇÃO
5.1 O resultado da seleção das propostas será divulgado no site da Prefeitura de Joinville até o dia 31/07/2025 e comunicado por e-mail a todos os proponentes inscritos.
6. DAS RESPONSABILIDADES
6.1 Do proponente:
6.1.1 Manter em exposição os trabalhos contemplados nas propostas durante o período estabelecido;
6.1.2 Respeitar a data definida para organizar e montar a exposição;
6.1.3 Entregar as obras, impreterivelmente, com até uma semana de antecedência em relação à data agendada para a abertura da exposição;
6.1.4 Contratar, a seu critério e despesas, profissional especializado para realizar a montagem do projeto expográfico da exposição;
6.1.5 Responsabilizar-se pelas despesas com embalagem, transporte das obras e o retorno das obras ao proponente. Embalar de forma que as obras cheguem ao AHJ em condições de serem expostas na data referida no item 5.1.3, e que a embalagem possa ser reutilizada, ao fim da exposição, para o retorno das obras ao endereço informado pelo proponente;
6.1.6 Contratar o seguro das obras e equipamentos expostos durante o período expositivo definido pelo AHJ, se desejar, a seu critério;
6.1.7 Providenciar e enviar junto às obras todos os equipamentos específicos necessários à sua instalação.
6.1.8 O proponente deverá estar presente ou designar um responsável durante a montagem e a desmontagem da exposição. A montagem e a desmontagem das exposições serão realizadas em dias
definidos pelo AHJ conforme o cronograma que antecede a abertura da exposição.
6.1.9 Enviar informações complementares solicitadas pela equipe do AHJ caso seja necessário;
6.1.10. Enviar material de divulgação, incluindo release e imagens das obras no formato JPEG com boa resolução, com 30 (trinta) dias de antecedência à data da abertura da exposição;
6.1.11. Conceder à Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT), por intermédio do AHJ, o direito de uso das imagens das obras, dos autores e textos constantes na proposta selecionada ou colhidas durante a exposição, para fins de divulgação como também o consentimento em realizar entrevistas;
6.1.12. Agendar um encontro presencial e/ou virtual, junto à equipe do AHJ, antes do ciclo expositivo, para conversar sobre os trabalhos que serão expostos e as possibilidades de ações educativas;
6.1.13. O proponente ou um representante por ele indicado deve participar, de forma presencial e/ou virtual, de uma ação de difusão com a comunidade, funcionários efetivos, contratados e terceirizados do Arquivo Histórico de Joinville na ocasião da abertura da exposição ou em data estipulada entre o AHJ e o proponente no período da exposição;
6.1.14. Retirar os trabalhos da exposição na data estipulada pelo AHJ;
6.1.15 Em caso da impossibilidade de realizar a exposição, o artista deverá protocolar a desistência formalmente junto à Coordenação do Arquivo Histórico com antecedência mínima de 60 (sessenta) dias, pelo e-mail arquivohistorico@joinville.sc.gov.br;
6.2 Do Arquivo Histórico de Joinville e da Secretaria de Cultura e Turismo:
6.2.1. Divulgar a exposição para os meios de comunicação locais;
6.2.2. Agendar e disponibilizar atendimento para as visitas mediadas;
6.2.3. Providenciar o envio do convite virtual da exposição para o mailing do AHJ, e as redes sociais da Prefeitura de Joinville por meio da SECOM; 6.2.4. Organizar o evento de abertura da exposição; 6.2.5. Apresentar as plantas baixas e imagens dos espaços expositivos do interior do AHJ (Anexos 2 e 3 do Edital) para que os proponentes possam elaborar suas propostas.
6.2.6. Disponibilizar ao proponente visita ao espaço expositivo mediante agendamento prévio para elaboração da proposta expositiva.
6.2.7. Organizar e divulgar as ações de difusão da exposição.
Parágrafo único: O Arquivo Histórico de Joinville não se responsabilizará por eventuais danos causados às obras em suas instalações ou mesmo durante seu trajeto, decorrentes de embalagem ou transporte inadequados.
7. DISPOSIÇÕES GERAIS
7.1 Os casos omissos deste Edital serão resolvidos pela Comissão de Avaliação de Projetos Externos do Arquivo Histórico de Joinville.
| Documento assinado eletronicamente por Dilney Fermino Cunha, Coordenador(a), em 17/06/2025, às 15:51, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| Documento assinado eletronicamente por Margot Moreno Bastian, Gerente, em 17/06/2025, às 15:56, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| Documento assinado eletronicamente por Guilherme Augusto Heinemann Gassenferth, Secretário (a), em 17/06/2025, às 16:21, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 25816980 e o código CRC 37E76E67. |
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