Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville nº 2809
Disponibilização: 23/09/2025
Publicação: 23/09/2025
Edital SEI Nº 26912682/2025 - SED.NAD
Joinville, 23 de setembro de 2025.
II PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS A DIRIGENTES ESCOLARES - 2025
Errata do Edital Nº 010/2025/SED
A PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE, por meio da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e em cumprimento aos princípios previstos no caput do artigo 37 da Constituição Federal, torna pública a errata do Edital Nº 010/2025/SED - II Processo de Seleção dos Candidatos a Dirigentes Escolares - 2025, conforme segue:
Onde se lê:
A Secretaria de Educação, por meio deste Edital, torna pública a abertura das inscrições para o II Processo de Seleção de Candidatos a Dirigentes Escolares - 2025, com o objetivo de preencher 16 (dezesseis) vagas para atuar na função de auxiliar de direção nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil e 08 (oito) para Escolas.
Leia-se:
A Secretaria de Educação, por meio deste Edital, torna pública a abertura das inscrições para o II Processo de Seleção de Candidatos a Dirigentes Escolares - 2025, com o objetivo de preencher 17 (dezessete) vagas para atuar na função de auxiliar de direção nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil e 09 (nove) para Escolas.
Onde se lê:
1.2 Serão abertas 16 (dezesseis) vagas para a função de auxiliar de direção, distribuídas nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo:
I - 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil
CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco
CEI Espaço Encantado
CEI Estrelinha Brilhante
CEI Fátima
CEI Prof. Herondina da Silva Vieira
CEI Jardim Sofia
CEI Morro do Meio
CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti
II - 08 (oito) vagas para Escolas
EM Prof. Aluizius Sehnem
Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke
EM Pref. Geraldo Wetzel
EM CAIC Prof. Mariano Costa
EM Prof. Max Colin
EM Prof. Senhorinha Soares
EM Valentim João da Rocha
EM Prof. Wittich Freitag
Leia-se:
1.2 Serão abertas 17 (dezessete) vagas para a função de auxiliar de direção, distribuídas nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo:
I - 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil
CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco
CEI Espaço Encantado
CEI Estrelinha Brilhante
CEI Fátima
CEI Prof. Herondina da Silva Vieira
CEI Jardim Sofia
CEI Morro do Meio
CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti
II - 09 (nove) vagas para Escolas
EM Prof. Aluizius Sehnem
Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke
EM Fritz Benkendorf
EM Pref. Geraldo Wetzel
EM CAIC Prof. Mariano Costa
EM Prof. Max Colin
EM Prof. Senhorinha Soares
EM Valentim João da Rocha
EM Prof. Wittich Freitag
Onde se lê:
Anexo 5
Lista de indicação de problema pedagógico concreto e atual para o desenvolvimento do Plano de Gestão
Centros de Educação Infantil |
Unidade de Ensino | Problema Pedagógico Concreto e Atual | Delimitação |
CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco | Falta ou comunicação ineficiente | Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional? |
CEI Espaço Encantado | Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?
|
CEI Estrelinha Brilhante | Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional? |
CEI Fátima | O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização | Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”? |
CEI Prof. Herondina da Silva Vieira | Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas | Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino? |
CEI Jardim Sofia | Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional? |
CEI Morro do Meio | Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas
| Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino? |
CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti | O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização | Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”? |
Escolas |
EM Prof. Aluizius Sehnem | Falta ou comunicação ineficiente
| Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional? |
Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke | Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas
| Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino? |
EM Pref. Geraldo Wetzel | Falta de participação da comunidade escolar | Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? |
EM CAIC Prof. Mariano Costa | Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem
| Como o seu plano de gestão pode promover a aprendizagem, garantindo a equidade racial, de gênero, social e cultural no cotidiano escolar?
|
EM Prof. Max Colin | Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem
| Quais estratégias podem ser propostas para elevar os índices de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, considerando os resultados de avaliações externas e internas? |
EM Prof. Senhorinha Soares | Falta de infraestrutura
| Como planejar e aplicar os recursos financeiros com transparência e eficiência, visando melhorar a infraestrutura da escola? |
EM Valentim João da Rocha | Evasão e abandono escolar
| Quais mecanismos, indicadores e instrumentos podem ser utilizados para acompanhar, avaliar e retroalimentar as ações do seu plano de gestão, considerando os eixos pedagógico, administrativo e de desenvolvimento da equipe escolar? |
EM Prof. Wittich Freitag | Falta de participação da comunidade escolar
| Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? |
Leia-se:
Anexo 5
Lista de indicação de problema pedagógico concreto e atual para o desenvolvimento do Plano de Gestão
Centros de Educação Infantil |
Unidade de Ensino | Problema Pedagógico Concreto e Atual | Delimitação |
CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco | Falta ou comunicação ineficiente | Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional? |
CEI Espaço Encantado | Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?
|
CEI Estrelinha Brilhante | Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional? |
CEI Fátima | O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização | Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”? |
CEI Prof. Herondina da Silva Vieira | Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas | Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino? |
CEI Jardim Sofia | Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental | Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional? |
CEI Morro do Meio | Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas
| Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino? |
CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti | O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização | Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”? |
Escolas |
EM Prof. Aluizius Sehnem | Falta ou comunicação ineficiente
| Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional? |
Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke | Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas
| Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino? |
| EM Fritz Benkendorf | Falta de participação da comunidade escolar | Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? |
EM Pref. Geraldo Wetzel | Falta de participação da comunidade escolar | Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? |
EM CAIC Prof. Mariano Costa | Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem
| Como o seu plano de gestão pode promover a aprendizagem, garantindo a equidade racial, de gênero, social e cultural no cotidiano escolar?
|
EM Prof. Max Colin | Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem
| Quais estratégias podem ser propostas para elevar os índices de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, considerando os resultados de avaliações externas e internas? |
EM Prof. Senhorinha Soares | Falta de infraestrutura
| Como planejar e aplicar os recursos financeiros com transparência e eficiência, visando melhorar a infraestrutura da escola? |
EM Valentim João da Rocha | Evasão e abandono escolar
| Quais mecanismos, indicadores e instrumentos podem ser utilizados para acompanhar, avaliar e retroalimentar as ações do seu plano de gestão, considerando os eixos pedagógico, administrativo e de desenvolvimento da equipe escolar? |
EM Prof. Wittich Freitag | Falta de participação da comunidade escolar
| Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? |
Ressalta-se que as demais disposições do Edital permanecem inalteradas.
Diego Calegari Feldhaus
Secretário de Educação
| Documento assinado eletronicamente por Diego Calegari Feldhaus, Secretário (a), em 23/09/2025, às 16:56, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 26912682 e o código CRC C71548AC. |
Rua Itajaí, 390 - Bairro Centro - CEP 89201-090 - Joinville - SC - www.joinville.sc.gov.br