Diário Oficial Eletrônico do Município de Joinville nº 2809
Disponibilização: 23/09/2025
Publicação: 23/09/2025
Timbre

 

Edital SEI Nº 26912682/2025 - SED.NAD

 

 

Joinville, 23 de setembro de 2025.

II PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS A DIRIGENTES ESCOLARES - 2025

Errata do Edital Nº 010/2025/SED

 

A PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE, por meio da SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e em cumprimento aos princípios previstos no caput do artigo 37 da Constituição Federal, torna pública a errata do Edital Nº 010/2025/SED - II Processo de Seleção dos Candidatos a Dirigentes Escolares - 2025, conforme segue:

 

Onde se lê:

A Secretaria de Educação, por meio deste Edital, torna pública a abertura das inscrições para o II Processo de Seleção de Candidatos a Dirigentes Escolares - 2025, com o objetivo de preencher 16 (dezesseis) vagas para atuar na função de auxiliar de direção nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil e 08 (oito) para Escolas.

Leia-se: 

A Secretaria de Educação, por meio deste Edital, torna pública a abertura das inscrições para o II Processo de Seleção de Candidatos a Dirigentes Escolares - 2025, com o objetivo de preencher 17 (dezessete) vagas para atuar na função de auxiliar de direção nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil e 09 (nove) para Escolas.

 

Onde se lê:

1.2 Serão abertas 16 (dezesseis) vagas para a função de auxiliar de direção, distribuídas nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo: 

 

I - 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil 

CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco 

CEI Espaço Encantado

CEI Estrelinha Brilhante

CEI Fátima

CEI Prof. Herondina da Silva Vieira

CEI Jardim Sofia

CEI Morro do Meio

CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti 

 

II - 08 (oito) vagas para Escolas 

EM  Prof. Aluizius Sehnem 

Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke 

EM Pref. Geraldo Wetzel 

EM CAIC Prof. Mariano Costa

EM Prof. Max Colin 

EM Prof. Senhorinha Soares 

EM Valentim João da Rocha 

EM Prof. Wittich Freitag 

 

Leia-se:

1.2 Serão abertas 17 (dezessete) vagas para a função de auxiliar de direção, distribuídas nas unidades de ensino da Rede Municipal, sendo: 

 

I - 08 (oito) vagas para Centros de Educação Infantil 

CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco 

CEI Espaço Encantado

CEI Estrelinha Brilhante

CEI Fátima

CEI Prof. Herondina da Silva Vieira

CEI Jardim Sofia

CEI Morro do Meio

CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti 

 

II - 09 (nove) vagas para Escolas 

EM  Prof. Aluizius Sehnem 

Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke 

EM Fritz Benkendorf

EM Pref. Geraldo Wetzel 

EM CAIC Prof. Mariano Costa

EM Prof. Max Colin 

EM Prof. Senhorinha Soares 

EM Valentim João da Rocha 

EM Prof. Wittich Freitag 

 

Onde se lê:

 

Anexo 5 

Lista de indicação de problema pedagógico concreto e atual para o desenvolvimento do Plano de Gestão 

Centros de Educação Infantil

Unidade de Ensino

Problema Pedagógico

Concreto e Atual

Delimitação

CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco

Falta ou comunicação ineficiente

Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional?

CEI Espaço Encantado

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?


 

CEI Estrelinha Brilhante

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?

CEI Fátima

O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização

Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”?

CEI Prof. Herondina da Silva Vieira

Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas

Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino?

CEI Jardim Sofia

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?

CEI Morro do Meio 

Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas



 

Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino?

CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti 

O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização 

Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”?

Escolas

EM  Prof. Aluizius Sehnem

Falta ou comunicação ineficiente



 

Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional?

Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke 

Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas



 

Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino?

EM Pref. Geraldo Wetzel

Falta de participação da comunidade escolar

Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? 

EM CAIC Prof. Mariano Costa

Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem



 

Como o seu plano de gestão pode promover  a aprendizagem, garantindo a equidade racial, de gênero, social e cultural no cotidiano escolar?



 

EM Prof. Max Colin 

Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem



 

Quais estratégias podem ser propostas para elevar os índices de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, considerando os resultados de avaliações externas e internas?

EM Prof. Senhorinha Soares

Falta de infraestrutura



 

Como planejar e aplicar os recursos financeiros com transparência e eficiência, visando melhorar a infraestrutura da escola?

EM Valentim João da Rocha 

Evasão e abandono escolar



 

Quais mecanismos, indicadores e instrumentos podem ser utilizados para acompanhar, avaliar e retroalimentar as ações do seu plano de gestão, considerando os eixos pedagógico, administrativo e de desenvolvimento da equipe escolar?

EM Prof. Wittich Freitag 

Falta de participação da comunidade escolar



 

Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? 

 

Leia-se: 

Anexo 5 

Lista de indicação de problema pedagógico concreto e atual para o desenvolvimento do Plano de Gestão 

Centros de Educação Infantil

Unidade de Ensino

Problema Pedagógico

Concreto e Atual

Delimitação

CEI Prof. Alzelir Teresinha Gonçalves Pacheco

Falta ou comunicação ineficiente

Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional?

CEI Espaço Encantado

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?


 

CEI Estrelinha Brilhante

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?

CEI Fátima

O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização

Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”?

CEI Prof. Herondina da Silva Vieira

Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas

Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino?

CEI Jardim Sofia

Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental

Como assegurar a transição articulada das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, visando a continuidade do processo educacional?

CEI Morro do Meio 

Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas



 

Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino?

CEI Prof. Zelândia Thomazi Bratti 

O Papel da Educação Infantil no Processo de alfabetização 

Como garantir que as crianças finalizem a etapa da Educação Infantil com a hipótese de escrita “silábico com valor”?

Escolas

EM  Prof. Aluizius Sehnem

Falta ou comunicação ineficiente



 

Como aprimorar a comunicação entre as equipes da unidade de ensino visando ao fortalecimento do clima organizacional?

Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke 

Dificuldade para garantir que o professor cumpra com o previsto nas Diretrizes Pedagógicas



 

Como garantir que os planejamentos e as práticas pedagógicas dos professores sejam realizados de acordo com os documentos orientadores e normativos da Rede Municipal de Ensino?

EM Fritz BenkendorfFalta de participação da comunidade escolarComo fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? 

EM Pref. Geraldo Wetzel

Falta de participação da comunidade escolar

Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? 

EM CAIC Prof. Mariano Costa

Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem



 

Como o seu plano de gestão pode promover  a aprendizagem, garantindo a equidade racial, de gênero, social e cultural no cotidiano escolar?



 

EM Prof. Max Colin 

Dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem



 

Quais estratégias podem ser propostas para elevar os índices de aprendizagem dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, considerando os resultados de avaliações externas e internas?

EM Prof. Senhorinha Soares

Falta de infraestrutura



 

Como planejar e aplicar os recursos financeiros com transparência e eficiência, visando melhorar a infraestrutura da escola?

EM Valentim João da Rocha 

Evasão e abandono escolar



 

Quais mecanismos, indicadores e instrumentos podem ser utilizados para acompanhar, avaliar e retroalimentar as ações do seu plano de gestão, considerando os eixos pedagógico, administrativo e de desenvolvimento da equipe escolar?

EM Prof. Wittich Freitag 

Falta de participação da comunidade escolar



 

Como fortalecer a participação da comunidade escolar, considerando as diretrizes do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da unidade de ensino? 


Ressalta-se que as demais disposições do Edital permanecem inalteradas.

 

Diego Calegari Feldhaus 

Secretário de Educação


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Diego Calegari Feldhaus, Secretário (a), em 23/09/2025, às 16:56, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014.


QRCode Assinatura

A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 26912682 e o código CRC C71548AC.




Rua Itajaí, 390 - Bairro Centro - CEP 89201-090 - Joinville - SC - www.joinville.sc.gov.br


25.0.232310-4
26912682v4